terça-feira, 14 de junho de 2011
O poder do sorriso
Tempos atrás, para ilustrar uma
palestra sobre higiene bucal para adolescentes pedi para meu filho fazer uma série de slides
com sorrisos e com fundo musical a música “I Gotta Feeling” do “Black Eyes Peas”.
Antes dessa série de slides com
sorrisos passei uma série de slides com sorrisos de desdentados. Inclusive uma
foto do Luan Santana com o sorriso alterado, faltando dentes.
Claro que tudo isso causa impacto entre os
adolescentes. Todo mundo quer ser bonito, quer ser o tal. Ainda mais no mundo de
hoje onde a beleza física é cada vez mais valorizada, e o sorriso bonito valoriza em 100% um rosto bonito.
Quando falei que a dona do
comércio do pão de mel foi áspera no tratamento, obviamente que isso implica em
falta de simpatia e falta de sorriso. Um bom comerciante, um bom atendente, uma
boa secretária tem que estar sempre sorrindo e gentil, mesmo diante do pior
cliente e da pior situação.
Foi por isso que citei o curso
de “Atendimento ao Cliente” do Sebrae, que oferece cursos gratuitamente e
online. Quem já fez esse curso e quem não fez e tem bom senso sabe que o bom
humor e cortesia devem imperar em todas as situações. Quando a senhora (que
obviamente devia ser a dona da loja ) ficou brava com a atendente na minha
frente por ela não ter me fornecido uma comanda com o valor das despesas, ela
passou uma imagem muito antipática. Principalmente por ter levantado a voz. Uma
pena, pois os pães de mel dessa loja são uma delícia, os melhores que comi até
hoje (sou uma grande apreciadora de pães de mel). Um tratamento mais afável com
certeza atrairia mais clientes. Olha a falta do sorriso...
O capuccino da cafeteria de Poços estava bom, o
serviço foi um pouco demorado e o café chegou já um pouco frio... Considerando
que o clima da cidade é frio, o serviço deveria ser mais rápido e o café bem
mais quente. A apresentação estava boa,
com um desenho de coração na espuminha
do café. Mas o chantilly estava em um copinho à parte, o que esfriou ainda mais
o café...
A atendente estava sorridente e atenciosa. O lugar estava
quentinho e agradável. Não reclamei do preço... Eu só reclamo do valor quando vejo
- como o Católico falou - uma relação desfavorável entre preço e
qualidade.
Já tomei muito cafézinho no
Shopping Morumbi, mas faz um tempo que não vou para aqueles lados (não esquecer
que moro em Minas)... Acho que uns dois anos! A última vez foi quando estive no consulado americano, há 2
anos.
Ao contrário do Sr Marciano
Alado, não acho que cafézinho de shopping é para burguês. Adoro cafezinho
expresso de shopping...
Será que ele (Marciano), é sorridente ou mal
humorado?
Será que a Nihil prefere café
orgânico feito em casa? Café sem cafeína com chantilly? Será que vive sorrindo
ou é séria?
Será o Adilson pão duro? Ah,
não é não... Acho que não... Será que entra no supermercado, compra café barato e
nem sequer dá um bom dia para a atendente? Será mal humorado?
E
o Hosaka? Sempre sorrisos? Mas ele vive falando que tem problemas dentários...
Hum... Intrigante...
E
o Católico?
Sorridente
ou sisudo?
A religião influencia no humor da pessoa? Existe uma religião que tem o poder de deixar seus seguidores mais felizes?
A religião influencia no humor da pessoa? Existe uma religião que tem o poder de deixar seus seguidores mais felizes?
O sorriso tem
poder, pessoal!
Olhando a foto acima, vocês não concordam comigo?
Abraços!
(Selma)
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Deus me deu mais do que eu mereço
Se eu fosse sisudo estaria cometendo pecado porque não tenho razão para ser sisudo.
Ah, eu rio muito. Tenho excelente humor e dentes muito bem tratados. Todos meus, mesmo aos 46. Dinheiro não tenho, quem tem não ri, vive preocupado com ele, mas minha saúde é de ferro, graças ao Deus que o ateu não acredita, pq se dependesse de mim, já era. Rio, pq chorar não adianta, nem tenho motivos. Vidinha boa.
O sorriso e a ausência dele são retratos de nossa beleza externa. Eu sou sisuzido, não rio para não mostrar a deselegância dos meus dentes ausentes. Mas os meus clientes sempre riem, quando me veem. Eles percebem que faço um esforço danado para manter a minha boca fechada, mas não consigo. Volta e meia, um cliente me pára no meio da rua e pede para eu contar o que o pessoal andou escrevendo no Blog da Selma.
Enfim, o corre-corre do shopping é o pior lugar para se conhecer pessoas, todas elas são profissionais do sorriso, todas querem tirar o pedido, esquecendo o mais importante, se o produto é útil ao cliente. O Código de Defesa do Consumidor exige que o cliente seja melhor informado, coisa que o Sebrae não prioriza muito: cobrir o cliente com um monte de sorriso é mascarar o produto! E também não vale a pena recuperar os dentes perdidos, se não há uma princesa para mostrá-los ou se de meia em meia hora o Anônimo pergunta como vai indo a ardência dessa vida...