quarta-feira, 26 de junho de 2013

blog da Selma_80



Este Blog
A web
Este Blog
 
 
 
 
A web
 
 
 

domingo, 15 de julho de 2012

O ritual do fogo

Em 1983, Campinas era uma cidade com vários quilômetros de terrenos vazios, e o Roberto me pediu para trabalhar num sábado, exatamente do lado da fábrica de camisa, onde havia um enorme terreno vazio, de 20m de frente com 30m de profundidade. Ele me deu umas vinte caixas de arquivo morto, e pediu para queimá-las. Era um monte de notas, relatórios, mas todo o serviço não durou mais que meia hora.

Já em 1984, o terreno não estava mais vazio, o Sr Walter e o Sr Waldir haviam construído uma loja de camisas, eu adorava as camisas de Voil de manga curta com bolso no peito esquerdo. A loja já existia na fábrica, mas a Marli ganhou um enorme espaço para vender as camisas, principalmente aquelas que sofreram acidentes na fabricação, por um preço bem mais em conta. Eu não tenho paciência com vendas, mas a Marli ficou um bom tempo trabalhando para o Sr Walter. A última vez que nos vimos foi em 2010, exatamente nessa mesma loja, ela disse que estava trabalhando no Shopping de Campinas - nessa época, vários funcionários de várias gerações foram reunidos para brindar os oitenta anos do Sr Walter.

A princesa e muitos outros da minha época não apareceram, mas a Marli conseguiu montar um mural com várias fotos, incluindo uma da princesa. Muita água rolou debaixo da ponte, o tempo voou, mas eu participei de vários rituais de fogo, dessa vez em Diadema, só que o terreno é bem apertado, é mais ou menos 5m de frente com 5m de profundidade. Ao invés de queimar papel, ajudei minha mãe a queimar vários pedaços de madeira, muitos deles ainda verdes, coisa que fez o ritual do fogo durar duas até três horas.

Ao contrário do ritual de 1983, vários outros que participei com minha mãe me deixaram constrangidos. O de 1983 não levantou nenhuma fumaça, já o ritual da minha mãe é só fumaça, muitos invadindo a janela da vizinhança. É constrangedor. Três horas de fumaça é muito tempo, e qualquer um pode chamar o corpo de bombeiros. Diadema faz divisa com São Paulo em dois trechos, pelo lado oeste com Santo Amaro e pelo lado norte com Jabaquara, ou seja, é impossível você saber onde começa e onde termina Diadema, tudo aqui parece continuação de São Paulo. Há poucos terrenos vazios, e é bem raro você você ver alguém queimando mato.

E o problema é esse. Apesar de Diadema ser um centro urbano, ainda há muito mato, só não há espaço para queimá-lo. Mesmo em 1983, queimar um punhado de papel não foi fácil, tanto é que o Roberto me pediu para fazer no sábado. Já a minha mãe é mais esperta, ela faz o ritual do fogo durante a semana, quando ela presume que os vizinhos são em menor número, pois todos estão trabalhando.

Para que serve o celular?

Salve-se quem puder

O Estado de S Paulo


No Estado de segunda-feira, sob o título A mãe de todas as eleições, nosso colunista José Roberto de Toledo analisa a importância dos pleitos municipais, como o que se realizará em outubro em todo o País, para a sobrevivência e fortalecimento dos partidos políticos, uma vez que "não há partido grande sem base municipal". De fato, o pesquisador demonstra, com base em dados estatísticos, que "sem vereadores é difícil eleger prefeitos, e, sem prefeitos, não se elegem deputados federais", e "há uma correlação estatística quase perfeita entre a quantidade de votos para prefeito que um partido recebe e o número de representantes que a mesma sigla elege dois anos depois para a Câmara dos Deputados".

Outra informação importante contida no texto sugere alguma reflexão: mais de 400 mil pessoas deverão disputar em outubro uma vaga de vereador nos 5.566 municípios dos 26 Estados da Federação. É um número expressivo, equivalente à população de São José do Rio Preto, um dos mais importantes municípios paulistas, mas não chega a ser fora de propósito, considerando que estarão em disputa quase 60 mil vagas, ou seja, serão, na média nacional, cerca de 7 candidatos por vaga.

Partindo do princípio de que democracia se faz com participação popular nas decisões que dizem respeito ao interesse coletivo, é uma boa notícia, de qualquer modo, saber que tanta gente está interessada em chegar ou manter-se nas Câmaras Municipais. Resta saber o que efetivamente move essas pessoas a candidatar-se à vereança e o que delas se pode esperar como representantes do povo. Infelizmente, não há razão para prognósticos animadores.

A representação popular é uma instituição que coloca cidadãos a serviço da coletividade. Essa é a teoria. Na prática, o patrimonialismo historicamente dominante na política brasileira, que vê na gestão da coisa pública mero instrumento de acumulação de riqueza privada, transformou a percepção que a maioria das pessoas têm do verdadeiro significado de serviço público. Para começar, mandatários executivos ou legislativos não costumam se imaginar nem se comportar como servidores públicos, condição que certamente consideram, do alto de sua "autoridade" e "liderança", uma abominável capitis diminutio - mesmo que a maioria dessa gente não tenha a menor ideia do que isso quer dizer. Na verdade, o que pretende é conquistar poder para servir-se dele. O que fará impunemente, sob a proteção e o estímulo de leis e regulamentos que ela mesma inventa e da inconsciência, ignorância e conformismo daqueles que a elegeram. O prezado leitor lembra, por acaso, em quem votou há menos de dois anos para senador, deputado federal e deputado estadual? Não chega a ser surpreendente, por tudo isso, que nosso voto em outubro próximo seja disputado, na grande maioria dos casos, por quem deseja apenas se dar bem na vida.

É claro que na raiz da despolitização da representação popular no Brasil está a falta de competência - quando não a deliberada intenção - dos governantes para qualificar, por meio da educação, o voto da massa eleitora do País. E não há de ser por outra razão que se mantêm intocáveis a estrutura partidária e o sistema eleitoral que viabilizam o acesso ao poder daqueles que dele só ambicionam se servir.

O Brasil tem hoje nada menos do que 30 partidos políticos registrados e em pleno funcionamento, mamando o dinheiro do contribuinte depositado no Fundo Partidário. Mais 20 partidos se preparam para tomar parte do butim democrático. Se durante a ditadura militar o País conheceu a imposição de um bipartidarismo feito sob medida para dar contornos de democracia a um regime autocrático, hoje está mergulhado na farra partidária que deforma o regime democrático em que vivemos, dando-lhe contornos de ditadura da pilantragem.

O recente vale-tudo na conquista de minutos de propaganda eleitoral gratuita, estarrecedor para quem entende que política se faz, sim, com alianças, mas também com um mínimo de coerência e brio - melhor, vergonha na cara -, é a demonstração mais evidente de que, infelizmente, o que está aí pretende ficar por muito tempo. Então, salve-se quem puder atrás de uma vaguinha de vereador.

Hipnose

O Dr Esio mandou mais um lote de material que fala sobre religião, de um lado o elevado padrão moral do espiritismo e de outro o uso da hipnose para induzir as pessoas a fazerem o que o hipnotizador quer nas demais seitas como a católica. Num dos vídeos, o pastor derrubava várias pessoas no palco ou até mesmo na plateia só com o gesto das mãos, eu acho isso perigoso, pode fraturar a cabeça ou qualquer outro osso do corpo, mesmo que existam samaritanos por trás para que isso não chegue a acontecer.

O hipnotismo existe sim, e é a principal técnica utilizada nesse blogue. O Dr Esio usa o hipnotismo através de sua linguagem agressiva e de raciocínio simples para lhe convencer que o espiritismo é o futuro das religiões. Já o Adilson usa o hipnotismo para emporcalhar o espiritismo e outra religiões, através de seus argumentos parciais, que muitas vezes não seguem a linha proposta pelo tema.

Para saber se você é ou não vítima do hipnotismo, basta pegar a calculadora e contar quantas vezes você conseguiu deixar de ler as mensagens do Dr Esio ou do Adilson, e você chegará na conclusão que você perdeu a metade da sua vida lendo o que esses dois andaram escrevendo, e o pior é que você já não sabe se Jesus é Deus ou se os espíritos existem, esse é o famoso vácuo do 233. Você não chega a cair de costas, mas o tempo que você gasta para entender o que o Adilson ou o Esio escreveram é mais do que suficiente para melhorar o PIB brasileiro.

Claro que o PIB não é tudo. Outra excelente hipnotizadora é a Dilma, ela quase conseguiu convencer que o PT é o único partido que se preocupa com a geração futura. Com a chegada das eleições, vamos ser torturados pelos tradicionais métodos de hipnotismo. Ontem, um candidato à vereador disse que o prefeito não presta, pois os hospitais atendem mal à população, que ninguém encontra uma creche para cuidar das crianças, só que ninguém explica como ele vai fazer aquilo que o adversário foi incapaz de fazer.

Mas a natureza é sábia, para todo hipnotizador tem o anti-hipnotizador, alguém que resgata a sua alma do vácuo do 233 e faz os seus pés encostarem no chão, e faz da sua tela uma vitrine para belas orquídeas. Claro que as orquídeas aparecem apenas uma vez por ano e a maior parte do ano elas fazem o seu jardim parecer apenas um monte de mato, mas essa é a importância que a Senhorita LG tem nesse blogue, é anti-spam natural, e que força a você comparar as orquídeas virtuais com as mensagens do Adilson e do Esio Lopes, tudo é bonito, mas não tem cheiro e nem abelha recolhendo o polem. E, se você anda cultivando alguma orquídea, isso é uma vitória da Senhorita LG, que defende a flora e as lesmas dos nossos jardins.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alvará de funcionamento

Essa foi a semana de ir para a Prefeitura, solicitar a revalidação do Alvará de Funcionamento. Ontem, peguei um táxi para percorrer cinco quilômetros, custou R$ 12,00. Dá para ir à pé, o problema é que o atendimento da Prefeitura de Diadema fica no alto de uma colina. Essa é uma rotina que faço há dois anos, e sempre que apresento a papelada, alguma coisa muda. Sempre levei um requerimento montado num computador, dessa vez a moça esfregou um requerimento que deveria ser preenchida à mão.

Hoje, fui de novo à Prefeitura, com o requerimento preenchida à mão. Só que foi outra atendente que pegou a papelada e disse que eu esqueci da cópia da Vistoria do Corpo de Bombeiros. Tentei retrucar "mas aqui na relação diz que é para eu trazer a Vistoria e não a cópia dela". "Acontece que - respondeu a atendente - aqui na Prefeitura não ficamos com o documento original, ficamos só com a cópia".

Ela me passou um guia de recolhimento e disse "depois de você passar no banco, vá ali naquele mercadinho, e tire uma xerox da Vistoria dos Bombeiros". Eu agradeci pela orientação, e fiquei lembrando que há dois anos a Prefeitura tinha uma máquina de xerox. Os tempos estão ficando difíceis, ainda bem que pelo menos a impressora que emite a guia de recolhimento ainda funciona...

Entrei no mercadinho do outro lado da esquina. Ele é bem simples mesmo, com quatro prateleiras cheio de salgadinhos num canto, lá no fundo havia um senhor fazendo o café num dessas cafeteiras portáteis que a gente usa em casa, só que a dele é a menor que vi em toda minha vida, acho que só dá para esquentar dois copos de 180 ml.

Pedi o xerox, e perguntei "quem tira xerox aqui tem direito a um cafezinho?" E ele me arranjou um copinho de plástico. Perguntei "quanto é?" E ele me respondeu "R$ 0,20". "Mas, com o cafezinho, quanto é?" "Ah sim, isso tudo dá R$ 0,50" "Tem troco para R$ 20,00?" e aí aquele senhor olhou para um canto e olhou para outro canto.

Então decidi procurar algo na prateleira, e lá encontrei duas barras de Prestígio a R$ 1,30 cada. "Pronto, agora o Sr tem troco?". "Sim, tenho sim, bom, deixa eu ver, R$ 2,60 mais R$ 0,50 dá R$ 3,10, e aqui eu tenho R$ 16,00". "Tá bom... Tá bom... deixa o resto no caixa!"

Voltando à Prefeitura, peguei a senha do retorno, e fui prontamente chamado. Era uma outra atendente, ela me devolveu o xerox do RG e do CPF de quem assinou que a primeira atendente me pediu mas que não encontrei na relação dos documentos. Mas, não falei nada, pois a rotina na Prefeitura é sempre assim, cada um inventa um procedimento diferente do outro, mas fiquei bastante aliviado ao receber o protocolo. Claro que o protocolo não é garantia de que o Alvará será revalidado, mas já é meio caminho andado.

E, de noite, vendo o Jornal Nacional, eles fizeram uma chamada para a próxima matéria: "Dilma disse que não se mede uma Nação através do PIB". Eu não vi a matéria, mas eu concordo com a Dilma. Lembrando o caso do Alvará, acho que você mede uma Nação através do número de orientações diferentes que você recebe para o mesmo problema, acho que a melhor pessoa para falar sobre isso é Senhorita LG, quando o assunto é vírus.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mural de recados

Olá pessoal!


Coloquei um mural de recados, que está do seu lado direito. Quem quiser pode deixar recadinhos breves para alguém. Não precisa se identificar, deixar e-mail ou qualquer outra coisa. Enfim, pode ser anônimo.
Deixe sua opinião...
Deixo esse mural ou deleto? Ele é útil ou inútil?
Abs.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tripitaka 205

Leiam um texto do sr.William,e um texto meu do ano passado.(o meu está no espaço da  réplica)
Vejam uma teoria minha pensada,nessa data,e à  qual desde então,vou fazendo meus acréscimos.
Oxalá alguém aprecie minha ingênua psicanálise.
Das crônicas do sr.  "Vizinho" (é como eu chamo ele) todos gostam.
O registrado,foi um dia de bela polêmica.
Um bom momento,que desejo ver reprisado aqui.

Boa leitura aos que se aventurarem nesses textos.

http://filosofiamatematica.blog.terra.com.br/2011/06/03/ser-igual-a-deus/

O salário do pecado

Uma das frases bíblicas preferidas do 233.
Vou comentar do meu jeito. Sei que ele vai retrucar e xingar.


Alguém me falou que há dois tipos de pecados: o pecado de Adão e Eva, que herdamos e o pecado que cometemos, por nós mesmos. Ou seja, já nascemos cheios de pecados e o que é pior, o pecado de Eva, um pecado que nem foi nosso (isso segundo explicação que ouvi). É por isso que os bebês morrem, eles já estão com pecado.




Depois, à medida que vivemos vamos pecando.  E então surge o outro pecado, que é o pecado que nós mesmos cometemos.Não tem como escapar da morte, pois há pecado de toda maneira.
O salário do pecado é a morte. Resumindo, não tem salvação. Há como não pecar? Imagino que só Cristo não pecou.




E o  diabo, demônio, capeta, ou seja lá o que for? O danado não é pecador? Ele não morre?




E aí 233?
Está bravo comigo? rsrs!

domingo, 8 de julho de 2012

Método para evitar a improdutividade

Sempre fui adepto de listas de tarefas, métodos de produtividade e afins. Com a volta à minha vida produtiva (leia-se reativar blogs + estudar mais), tive uma baita dificuldade em um ponto muito simples: como vencer a vontade de não fazer nada? Depois de muita pesquisa, encontrei um método que ao longo de dois dias tem se mostrado extremamente útil.

Criado por Merlin Mann, o cara por trás do 43 Folders, consiste em uma idéia muito básica, daquelas que você diz “putz, como não pensei nisso antes”. O nome desse verdadeiro hack pessoal, é de assustar “(10+2)*5″, mas relaxem, a idéia é muito simples!

Esse método é para mim?

Se você é igual eu, demorando para iniciar as atividades, sempre inventando de procurar atualizações no Orkut/Twitter, se entretendo com qualquer coisa inútil, enfim, gosta de ficar enrolando, então sim, esse método é para você.

Caso você seja um cara extremamente focado, sem dificuldades para iniciar suas atividades, então não, esse método não é para você.

Mas então, diga logo como é!

Ok, tudo consiste basicamente em realizar exatos 10 minutos de atividade, pausar 2 minutos, fazendo isso de maneira ciclica.

Explicando em miúdos, você deverá se focar de maneira primorosa ao longo dos 10 minutos, sem perder a atenção para nada (MSN, orkut, twitter, ida ao banheiro, beber água, etc…). Passado esse tempo, você terá longos 2 minutos para que possa “twittar”, ver orkut, ir ao banheiro ou fazer qualquer outra coisa que costuma tirar sua atenção.

Exemplificando: Eu estou utilizando o método para estudar, geralmente meu estudo costuma não render nada porque eu paro toda hora para olhar coisas inúteis na internet e acabo gastando mais tempo com essas do que com meu estudo. Com esse método, eu estudo de maneira concentrada durante os 10 minutos, depois durante os meus 2 minutos de intervalo, eu olho meus email e o Twitter de maneira rápida. Caso eu não consiga responder algo, eu aguardo meu próximo intervalo de 2 minutos.

É só isso?

Sim! O método é basicamente uma maneira de você se policiar, impedir que o ócio e a improdutividade prevaleçam no seu dia. É recomendado que você tenha em mãos um timer, para que siga corretamente os tempos propostos. Quem tem iPhone (ou outro celular com tal função), serve o timer dele. No Mac eu estou utilizando o Minuteur, nele eu montei a sequencia com os tempos e o alarme me avisa a “hora do intervalo” e “hora de voltar ao trabalho“.

Minhas impressões

Ao longo de 2 dias venho utilizando o método, e meu estudo tem rendido mais do que nunca. Eu experimentei intervalos de tempo diferente, mantendo sempre a mesma proporção, mas o de 10 minutos com intervalos de 2 foi o melhor. No caso de 20 minutos, acaba que você começa a desfocar, tentando “roubar do método“. Mas isso fica a cargo de cada adepto, experimente qual intervalo você se adequa melhor.

Se você executar essa regra por 1 hora, terá produzido durante 50 minutos e tirado um intervalo de apenas 10 minutos. O interessante é que você estará totalmente focado ao longo desses 50 minutos produtivos!

Diogo Azevedo

sábado, 7 de julho de 2012

Consegui abandonar o 233

No fórum do AndroidZ encontrei uma boa dica de como atualizar o celular Galaxy S, há mais de um ano rodando o Android 2.3.3 (mais conhecido como Gingerbread) para o Android 4.0.4 (com o codinome Cyneo).

Apesar de eu ser usuário do iPhone, eu gosto de brincar com essas novidades. O Android é um sistema diferente do iPhone. O iPhone usa hoje o iOs 5.1.1 mas você só pode adquirir programas através da loja da Apple. É possível adquirir programas de outras fontes, mas, para fazer isso é necessário desbloquear o iPhone, através do famoso método do Jailbreak. O problema é que a Apple atualiza o celular a cada dois meses, e isso acaba com o Jailbreak. Cada vez mais está difícil desbloquear o iPhone.

Já o Android não prende o usuário na loja do Google. Você pode comprar o aplicativo aonde você achar mais conveniente para você. É um celular democrático. Mas o ruim é a atualização do sistema Android. Ao contrário do Apple, todas as atualizações do Android não são transferidas automaticamente nos celulares que usam desse sistema.

A Samsung não atualiza o Galaxy S porque as novas atualizações do Android não são suportadas pelo hardware, e assim todo santo ano a Samsung apresenta um aparelho novo com o Android mais atualizado. Hoje, por exemplo, a Samsung está vendendo a terceira versão do Galaxy S, uma senhora máquina, acho que é a primeira que tem 2 gb de memória RAM (o iPhone 4 e o Galaxy S só tem 512 mb).

Uma vez que a Samsung não atualiza os seus aparelhos, o que dá para fazer com os aparelhos antigos? A melhor resposta é jogar fora e comprar um novo. Mas como a grana anda curta, existem samaritanos que oferecem atualizações adaptadas para máquinas antigas.

No entanto, você precisa calcular a relação custo/benefício. Se você tem um Galaxy S da primeira versão e gosta de rádio FM e Televisão digital, não vale a pena fazer essas atualizações não oficiais, quase sempre pelo famoso método Odin. Você pode ganhar novos recursos, mas quase sempre acaba perdendo recursos valiosos. Eu, por exemplo, migrei do Android 2.3.3 para o Android 4.0 com a ajuda do Fórum do Androidz, fiquei sem televisão, sem rádio FM e sem a conexão com o PC através do programa Kies. Mas, isso em pouco afeta a minha rotina, uma vez que sou usuário do iPhone e não do Android.

Eu notei que a perfomance do Galaxy S melhorou sensivelmente, o Android 4.0 é muito mais bonito, mais organizado, do que o 2.3.3, lento e devagar.

Caso você esteja interessado em atualizar o seu Galaxy S, o link do AndroidZ é esse daqui: http://www.androidz.com.br/forum/topic/17061-tutorial-rom-ice-cream-sandwich-ics-404-cyano-9-i9000b/#entry147706

Nenhum comentário:

Postar um comentário