quinta-feira, 7 de novembro de 2013

blog da Selma_página reeditada



Este Blog
A web
Este Blog
 
 
 
 
A web
 
 
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sobre a morte de Cristo

Imagino que todos vocês já ouviram falar do filme "A Paixão de Cristo" de Mel Gibson. 
Gibson é cristão ortodoxo e fez questão de produzir cenas bem sangrentas. Apesar de tudo, ele não segue muito bem os 10 mandamentos, visto que várias vezes foi preso por espancar sua esposa. 

Cristo nasceu, viveu e morreu como judeu. O establishment (ordem ideológica, econômica e política) judaico da época estava louco para ver-se livre de um rabi que considerava herege (e os sacerdotes o acusaram à autoridade romana). Foi então condenado à pena de morte, que naquele tempo era a crucificação, um sofrimento indescritível. 

''Deus, para testar a fidelidade de Abraão, ordenou-lhe que lhe sacrificasse o próprio filho, Isaac, o seu favorito. Você mataria seu filho se Deus lhe pedisse? Olhe bem pra
seu filho e responda: lhe passa pela cabeça atender a tal exigência? Embora Deus
tenha desistido, Abraão estava totalmente disposto a imolar Isaac e, após
amarrá-lo sobre o altar, já levantava a faca para enfiá-la em seu coração, quando
o anjo mandou-o parar e apontou para um cordeiro que apareceu por milagre.

Talvez aí, no gesto de Abraão, tenha nascido o fundamentalismo religioso que tem sido um dos maiores assassinos da história da humanidade: "matar em nome de Deus, porque Deus quer''.

O Cristo massacrado de Mel Gibson é terrível e deve ter sido assim mesmo o seu massacre. Recuso-me a aceitar a ideia de que Deus não tinha modo melhor de salvar a humanidade do que submeter seu filho aos mais atrozes tormentos.

Jesus é Deus?
Nesse caso a coisa se complica ainda mais porque sendo Deus e Homem, como separar o pai do filho? Não consigo aceitar a ideia de que Deus e Jesus são a mesma pessoa.
Os muçulmanos negam a crucificação de Cristo, e o consideram um segundo profeta. Não entendem de jeito nenhum a Santíssima Trindade e acusam os cristãos de politeísmo. Não, eu não concordo com os muçulmanos. Apenas cito aqui o que ouvi de um amigo que professa essa religião.

O Cristo que me interessa é o que prega o amor ao próximo, o que manda dar a
outra face, o Cristo do Sermão da Montanha, o Cristo que detém a mão
justiceira dos que iam apedrejar a adúltera, desafiando-os a olhar para os
próprios pecados. Esse é o Cristo pelo qual seus seguidores deveriam viver.

Não adianta assistir a uma longa sessão de tortura e sair do cinema levando para casa uma coroa de espinhos, um cravo ou uma camiseta de merchandising. Cristo não é um produto.

Gosto de acreditar em um Cristo que ensina a amar ao próximo e não em orações decoradas ou em versículos fatais que se não merecerem crédito, vem o comentário: "Ah, então você não é Cristão"
Não gosto disso e de qualquer outra coisa que não encontre eco em
qualquer dos ensinamentos do Senhor.


20 comentários:

  1. Ao Adilson.

    Olá.
    É possível que os anjo sejam burros? Porque se foram enganados .. como explicar?
    ResponderExcluir
  2. Pena que o 233 tenha voltado ao nada, como ele dizia. Gostaríamos de continuar a ler seus comentários sobre a sanidade mental da Nihil mala-sem-alça por causa de sua abobrinhas maionésicas. Lembrei-me há alguns dias de um ótimo comentário que o saudoso partícipe fez sobre os católicos e espíritas. Foi numa época natalina, no Uol ou no Terra. Ele disse que os católicos e espíritas acreditam em Papai Noel e não sabem, porque o doce velhinho é São Nicolau, santo da igreja romana e da ortodoxa. Ora, então, dizia ele, eles têm que acreditar em Papai Noel. Até hoje ninguém respondeu nada.
    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que o 233 queira passar para frente a tese de que ele voltou ao "nada", virou pó... Antes eu tinha o maior prazer em ler o blog e aprender religião com o Adilson. Quando não conseguia entender versículos da Bíblia mandava um e-mail e ele prontamente respondia.

      Hoje não responde mais... Quer que eu acredite que morreu.
      Haverá um debate no site Ateus net e eu o convidei para participar. Mas não respondeu... Está morto!! Se estivesse vivo, seria apessoa ideal, pois ninguém entende de Bíblia como ele.

      Esse blog acabou mesmo e está agonizante...
      Sem o 233, sem o Vai-Volta, sem o Hosaka não tem como...
      A própria Nihil comentou no blog do "vizinho" que esse blog está "moribundo" e pedindo ajuda. Mas olha, quero esclarecer o seguinte, o grupo do FB NÃO é meu, já passei para frente faz tempo. Esse blog sim, era meu... é meu...

      O jeito é realmente deletar tudo. Chega de lembranças. Fechar uma fase da vida.

      Tristeza.
      Excluir
  3. Providência tomada. Somente poderão publicar os que têm conta no Google. Assuntos que não sejam religião serão deletados sem prévio aviso. Ou é isso, ou o blog será deletado.
    ResponderExcluir
  4. Por que fez isso, Selma?
    Eu postava meus assuntos comuns aqui para manter o blog em movimento.
    E para mostrar aos transeuntes que os antigos participantes estão "tomando conta" do site.
    Mas "deixa quieto".
    Minhas mensagens anteriores(e deletadas) estão salvas no meu blog.
    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer saber?
      Vc tem mais mesmo é que cuidar desse blog...continue agindo assim.
      Desse modo,ficarei menos preocupada com esse local que já foi nosso.

      E tenha um bom dia.
      Excluir
    2. Hahahahahaha! A maluca vai ter um ataque de nervos se não tiver onde postar suas idiotices. Ninguém a quer emporcalhando fóruns e blogs.
      Ela ficou todo o tempo clonando os posts do 233 e respondendo, para atrair o portuga.
      Quero ver clonar agora, sua maluca.
      Mande uma praga bundhista sobre todos nós ao som de puns santos.
      Hahahahahaha!
      Excluir
    3. Será que o Vai-Volta vai voltar? rsrs!

      E aí, 233, aceita participar de debate no ATEA?
      Excluir
    4. Para o Adilson,

      há um tempo não ando me importando tanto "com certos eventos".
      A Selma deletou as minhas mensagens dessa página,porque "sub-repticiamente", eu dei a entender à mesma que ela podia fazer isso.
      Aos poucos estou desistindo da minha responsabilidade por esse blog.
      Estava "pesado" para mim.
      Meus "diários pessoais" poderão ser continuados numa página alternativa do Facebook.

      Passar bem, Adilson.
      Eu pessoalmente, só estarei bem quando eu der conta do monte de compromissos virtuais dos quais ando me ocupando.
      Não estou disponível nem para desejar o bem,quanto mais o mal...
      Fiquem felizes e tranquilos,com a benção do sri Santinho...

      Não vai dar vexame no debate com o sr.Tshuvh,hem?...(hehe!)
      Ele anda julgando bastante nossas atitudes.
      Excluir
    5. O Adilson é livre para aceitar ou não participar de um debate. Eu gostaria que ele aceitasse pois sempre admirei seus conhecimentos e tenho plena convicção que ele sabe mais que qualquer pessoa.
      Excluir
    6. Na verdade, pouco interesse tenho num debate desses. Entrei nesses fóruns de religião para combater as ideias de Rivail e seus espíritos imaginários, há cerca de 13 anos, no antigo provedor AOL, grupo do qual a Selma é remanescente, porque o Esio já voltou ao pó.
      Quanto a um judeu, sei tudo aquilo em que ele crê, conheço a cultura judaica e a Bíblia deles, o Antigo Testamento. Dificilmente poderia fazer feio. Mas isso não me interessa. Eles creem no livro deles, e nada tenho contra isso. Que acreditem em serpente que fala, em arca de Noé, profeta que sobreviveu a três dias no estômago dum peixe etc. Eu combato o Rivailismo e o Catolicismo porque procuram fazer crer que usam a Bíblia, mas ensinam tudo ao contrário e enganam os incautos. Os muçulmanos, por exemplo, usam o livro deles, que aceitam ter sido revelado pelo arcanjo Gabriel, não acredito nem tenho nada a ver com isso.
      Meu problema é com rivailistas-peruquistas e adoradores de um boneco de pau que dizem ser a mãe de Deus. Por quê? Porque me cansa ver tanta ignorância aqui por perto. Milhões respeitando um velho palhaço lá de Roma e outros reverenciando um farsante, maluco e veado de peruca que já morreu tarde.
      Excluir
    7. Lembro daquele fórum do provedor AOL. Foi o primeiro provedor de internet que tive, e o primeiro fórum de discussões do qual participei.
      Lembro que entrei por acaso e vi uma postagem malcriada do 233, que na época já era 233... Aliás, há quanto tempo o 233 é 233??
      Sinto saudades daquele tempo. Acho que eu era mais feliz, era mais boba, mais crente...
      O primeiro assunto que li foi o Adilson falando de ratos desencarnados e melatonina.

      Saudades...
      Excluir
    8. O Esio era metido a sabichão, mas era um ingênuo. Ele acreditava na bobagem de que a glândula pineal é a fonte da mediunidade.
      Por falar nisso, aquele boiola farsante do Frei Luís sabe que isso não é verdade, porque ele simplesmente se fantasia de espírito de médico nazista e engana os trouxas que vão àquele antro de picaretagem. Aqueles farsantes do Lar Frei Luís sabem que não existe espírito nenhum, senão, teriam medo de praticar tanta enganação.
      Excluir
    9. entropia 325

      Hum...tô gostando de ver o papão...(kk...)
      Passei a manhã "copiando e colando" meus textos religiosos(do grupo) numa página minha do Facebook.

      Aos que ficam,até alguma hora.
      (tchau)
      Excluir
    10. Os ratos, se o Esio e os babacas esotéricos tivessem razão, poderiam fazer sessões mediúnicas, pois têm glândula pineal.
      Os hindus têm milhões de deuses, e deixam os animais, inclusive os ratos, fazerem o que bem querem e até lamber a cara deles. Desse povo nojento é que saiu aquele príncipe gordão de bundhão grande e mole, que os patetas veneram. Ele literalmente virou pó, porque foi cremado.
      Excluir
    11. Buda foi cremado? Dessa eu não sabia...
      Excluir
    12. Eu virei budista por discordar do "procedimento" da sociedade brasileira(cristã).
      Certas histórias,(que eu não esqueço) foram marcantes para mim.
      Sr.Buda foi um tipo de herói que apareceu "pela frente" quase prometendo me tornar mais conformada com a vida.
      Folgo em saber que ele também discordava da sociedade em que vivia.
      Eu podia dar uma "tapona nas costas" do mesmo,caso o encontrasse alguma vez.
      Excluir
    13. Estou menos longe do "remorso" por ter brigado com o Adilson nesse ano,mas ainda não consigo pensar em me desculpar com ele,e isso pelo motivo de que o período atual foi altamente estéril para mim.
      Infelizmente, um dos personagens que mais se destacam no meio das minhas histórias "neutras e opacas" é ele.
      Se no ano que vêm,minha sorte "der uma virada", tirarei essa mácula do "meu coração".
      Excluir
    14. Curiosidade persistente,

      o sr.Hosaka e o sr.Tshuvh foram "crianças mimadas" na infância,que tiveram tudo sem precisar agradecer?
      Estou dizendo isso porque eles dificilmente curtem nossos textos no grupo.
      Ao sr.Hosaka sempre desculpamos,porque ele é muito cortês.
      Mas do Peter,que parece mais o irmão do Adilson, não dá para perdoar as falhas.(kkkk...)

      (papos bobos serão deletados,mas peço a gentileza de que isso não aconteça muito depressa...rs...)
      Excluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário